Enumeramos aqui uma série de atitudes que podem lhe ajudar a ficar longe desse bicho perigoso. 

  1. Eles possuem um sistema respiratório capaz de fazer com que fiquem paralisados por um tempo e depois voltam ao normal, aí vão procurar proteção dentro das casas, armários, etc.
  2.  Tape os ralos com tela, feche as frestas embaixo das portas à noite. Tampe buracos e rachaduras de sua residência. Tampe tomadas não utilizadas. Jogue água sanitária semanalmente nos ralos.
  3.  NÃO acumule lixo no quintal. NÃO acumule entulho. Se tiver alimento para ele, ele vai no seu quintal. Escorpiões gostam basicamente de grilos e baratas. Deixe as lagartixas em paz, elas são suas amigas nesse caso.
  4.  DENUNCIE vizinhos que tenham lixo / entulho acumulado para a Prefeitura de sua cidade.
  5. . Deixe berço e cama desencostadas da parede. Não deixe cobertas, lençóis caídos da cama para o chão, para que eles não possam subir.
  6. CUIDADO com casinha de bonecas esquecidas lá no fundo do quintal, onde só a criança entra e os pais nunca vão fazer uma inspeção. CUIDADO com tocas, barracas… cheque antes da criança entrar. CUIDADO com caixas de brinquedo.
  7.  Mantenha seu quintal sem mato e com a grama aparada.
  8.  Vai organizar armários? Nesse momento em que se fala tanto em escorpião, que tal usar luvas de proteção para evitar surpresas? Já houve incidentes com escorpião escondido em meio a toalhas.
  9. Ensine seus filhos. Mostre fotos. Existem animaizinhos da natureza dos quais devemos manter distância.
  10.  A picada do escorpião é bastante dolorida e não causa inchaço, nada visivelmente assustador. Se a criança apresentar muita dor e você não tiver visto o que a picou, leve no hospital. Se identificou, vá ao hospital levando o escorpião junto em um vasilhame se possível seguro. NÃO ADIANTA procurar posto de saúde.
  11.  JAMAIS passe álcool no local da picada, apenas lave com água em abundância e coloque gelo.
  12. Algumas espécies de escorpião possuem reprodução assexuada, o que permite que uma fêmea tenha filhotes sem a necessidade de um escorpião macho. Isso facilita infestações, pois ela pode criar de 20 a 30 filhotes cada vez.
  13. O escorpião tem o metabolismo lento e pode ficar por um longo período de tempo escondido sem se mover e sem se alimentar
  14. - Escorpiões não gostam de cheiro de alfazema. Você pode colocar galhos de alfazema nas janelas.
    – Verifique se há torneiras com vazamento na casa, já que eles preferem locais úmidos.
    – Escorpiões são muito rápidos e sim, sobem pelas paredes.
    – Escorpiões não atacam. Os acidentes com picada acontecem quando a pessoa encosta ou pisa nele.
    – E a última: escorpiões andam em dupla. Se você encontrou um, prepare-se pois há um outro por perto.